Notícias

COZINHA INDUSTRIAL - 6 dicas de segurança

Ter uma cozinha industrial requer muitos cuidados com fiscalizações e recomendações antes que comece a funcionar. Tanto os clientes, como os funcionários que serão contratados, exigem segurança no ambiente. Um alimento manipulado sem os devidos cuidados de higiene, por exemplo, pode provocar intoxicação alimentar no consumidor, causando problemas de saúde e podendo levar a imagem da sua cozinha para a negatividade.

Portanto, aqui vão seis dicas de segurança alimentar para a sua cozinha industrial:

1. Conhecer os códigos de saúde locais
Saber as exigências dos códigos de saúde locais é muito importante. Dessa forma, evitam-se advertências e multas que podem prejudicar a construção da boa reputação do estabelecimento, além de prezar pela saúde dos clientes.

2. Cozinhar em temperaturas adequadas
A temperatura durante o cozimento dos alimentos deve ser de, no mínimo, 70ºC, para que a maioria dos micróbios morra ao serem expostos nessas condições. Portando, o cozimento deve atingir todas as partes do alimento.

3. Armazenar adequadamente os refrigerados
Em temperaturas entre 5º e 60ºC, os micro-organismos se desenvolvem com facilidade. Para garantir maior segurança alimentar, os produtos precisam de refrigeração adequada de 4ºC para baixo.

4. Ter infraestrutura ideal para acondicionar e armazenar alimentos
Os produtos devem ser sanitizados e armazenados em recipientes devidamente tampados, para evitar contaminações. É importante que as janelas da cozinha tenham telas de proteção e as paredes estejam livres de infiltrações.

5. Cumprir rigorosamente as práticas de higiene
É necessário lavar as mãos antes da manipulação dos alimentos, após ir ao banheiro, quando há manuseio de lixo ou em qualquer situação de possível contaminação. O uso de produtos antissépticos também deve ser frequente.

6. Atentar-se para o estado de conservação dos móveis e utensílios da cozinha
Utensílios frequentemente utilizados ou não, devem estar em perfeito estado de conservação, sem fissuras ou rachaduras. Esses tipos de defeitos podem ser portas de entrada para bactérias e outros tipos de micróbios causadores de doenças.