DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS
Lavar bem as frutas e verduras é suficiente para eliminar os resíduos de agrotóxicos? Com certeza lavá-las é válido para remover, em parte, os resíduos de substâncias indesejadas. Mas como não podemos saber com precisão a quantidade de resíduos de agrotóxicos ou de germes e bactérias que podem ser eliminados somente com a lavagem, vale a pena ver aqui algumas dicas que selecionamos sobre o tema.
Lembramos que uma lavagem bem feita serve também para eliminar a terra e a poeira dos alimentos. Por isso é bom sempre lavar as frutas e verduras mesmo quando provenientes da nossa horta.
Água
Como sugere o Center For Science And Environment (Cseindia), o primeiro passo para remover resíduos de agrotóxicos em frutas e verduras é lavá-las com água normal. A simples lavagem com água fria remove 75-80% dos resíduos de agrotóxicos presentes nas cascas e peles. Lavá-las com água ligeiramente salgada irá remover a maior parte dos resíduos normalmente presentes na superfície dos alimentos. Cseindia sugere lavar duas ou três vezes as uvas, maçãs, ameixas, pêssegos, peras e tomates. As saladas devem ser bem lavadas: folha por folha. A imersão em água fervendo e a exposição ao vapor também ajudam a eliminar o agrotóxico dos alimentos.
Remover a casca
Mesmo após a lavagem, devemos eliminar sempre a casca de frutas ou verduras de origem desconhecida, antes de consumi-las. Atenção para a casca de frutas cítricas na preparação de receitas que as levem como ingrediente. As vezes algumas frutas cítricas têm a casca não comestível, como as que levam substâncias para aumentar a sua conservação. Coma apenas a casca de frutas e verduras orgânicas de proveniência conhecida. E mesmo neste caso, devemos lavá-las muito bem antes de comê-las, para remover resíduos de terra e poeira.
Bicarbonato
O bicarbonato de sódio pode ser em um aliado muito útil para eliminar eventuais resíduos de sujeiras das frutas e verduras. Para as de dimensões maiores, como maçãs, berinjelas, pimentões e peras, pode-se utilizar um creme de limpeza a base de bicarbonato, feito com 1 colher de café de bicarbonato e a mesma medida de água, para ser passado nos alimentos. Para as frutas e verduras menores, como os morangos e amoras, basta mergulhá-las em uma tigela com água e bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa por litro d’água. Deixe de molho por 15 minutos. Enxágue-as bem e se necessário, enxugue-as.
Vinagre
O site Everyday Roots sugere lavar frutas e verduras com água e vinagre. Em uma tigela, despeje vinagre, 1 parte por 2 de água (por exemplo, 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água). Mergulhe as frutas e verduras nessa solução por 15-30 minutos. Enxágue com água fria.
Spray de bicarbonato e limão
O Blog Daily Mom sugere a receita de uma solução desinfetante “faça você mesmo” para lavar frutas e legumes no lugar de soluções "lava-frutas" e "lava-verduras" que encontramos nos supermercados. Para prepará-lo em casa você vai precisar de:
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 xícara de água (cerca de 250 ml)
Junte todos os ingredientes em uma tigela e mexa até que o bicarbonato se dissolva totalmente. Despeje a solução em um borrifador e pulverize-o sobre os alimentos. Deixe agir por 5-10 minutos e se necessário escove-os para retirar os resíduos mais difíceis. Depois enxague normalmente.
Fonte: www.greenme.com.br