Diga NÃO ao desperdício em sua cozinha!
No segmento alimentício, um dos maiores problemas enfrentados independente do porte do segmento é o desperdício de alimentos. A visão que pessoas de fora têm a respeito desses desperdícios são errôneas, visto que muitos acreditam firmemente que esses desperdícios são uma ação feita de propósito, porém acabam se esquecendo que algumas partes do dia a dia acabam fugindo do controle ou da percepção de um chef.
Pensando em ampliar o conhecimento de todos do segmento e até mesmo de fora, a Cegantin resolveu trazer alguns pontos a serem observados com maior cautela e assim garantir que o desperdício seja reduzido nas cozinhas.
A primeira dica é sobre uma ação que com certeza fará a diferença na sociedade, em 2020 uma lei foi sancionada, liberando que restaurantes doassem os alimentos que sobraram naquele dia, lembrando que é comida fresca e não vencida, esses alimentos podem ser doados a pessoas em estado de fragilidade e moradores de rua.
Mas o olhar atento deve estar nos mínimos detalhes, já parou para pensar de onde vem esse desperdício?
Há algumas sugestões que podem ser analisadas por você:
A primeira delas é o grande desperdício antes do restaurante abrir ao público. Se isso acontecer é preciso melhorar a gestão dos processos, principalmente na parte de preparo e manipulação dos alimentos.
A segunda é referente a sobra de resíduos orgânicos que sobram nos pratos dos clientes, observe se há um aumento desses resíduos, caso afirmativo, é preciso pensar novamente no porcionamento adequado, sendo talvez uma opção reduzir as porções.
Agora a terceira sugestão tem a ver com o sabor, preste atenção se algum tipo de alimento sobra mais nos pratos dos clientes, se isso acontece, pode ser que este alimento não tenha agradado ao paladar.
Outra sugestão é sobre o excesso de produtos para pouco consumo, isso acontece quando a pessoa que é responsável pelas compras, acaba excedendo a quantidade e infelizmente os produtos acabam estragando.
Agora que já sabemos os principais motivos de desperdício, chegou a hora de você colocar essas dicas e informações em prática e fazer do seu restaurante um lugar melhor e com maior qualidade e sustentável.