Equipamentos indicados para cada método de cocção de alimentos
Cocção é um termo usado em cozinhas profissionais, para classificar o processo onde os alimentos sofrem ação direta do calor, ou seja, cozimento. São vários os métodos de cocção e técnicas para a produção de pratos de qualidade. Os mais comuns são: assar, grelhar, gratinar, fritar e cozinhar. Vamos à descrição de cada um?
Assar (rôtir): cocção de um alimento feito em forno. Geralmente aplicada em alimentos que possuem gordura, pois suportam fortes temperaturas sem queimar. Durante o período de cocção, deve-se regar e virar o alimento para algumas partes não ressecarem. O tempo de cocção irá variar de acordo com o tamanho do alimento. Usado em: carnes bovinas, suínas, aves, peixes, legumes, batatas, frutas e massas.
Grelhar: processar o alimento no calor através de uma grelha. Usado para fechar os poros das carnes e, consequentemente, evitar a saída do seu suco.
Gratinar: usado para formar uma crosta sobre o alimento. Feito em forno, ou salamandra, com a temperatura bem alta, e sobre o alimento a presença de queijo ralado, farinha de rosca e etc.
Cozinhar a vapor: cocção do alimento sobre o vapor d’água. Usado para conservar o sabor e os nutrientes do alimento. Este método é utilizado em peixes, carnes, aves, legumes, batatas e cereais.
Cozinhar em forno: cocção do alimento ao forno, sem usar líquido ou qualquer corpo gorduroso. A temperatura e o tempo no forno irão variar de acordo com o tamanho do alimento e seus ingredientes. Usado para preparar batatas, tortas, bolos, massas, pizzas, pão de queijo e etc.
Fritar: cocção do alimento utilizando manteiga, óleo, leite ou qualquer outro ingrediente gorduroso. É aconselhável gordura suficiente para cobrir o alimento, não tampar a panela para não amolecer o alimento, e que seja consumido imediatamente.
Equipamentos Hobart para cocção
A Chapa Bifeteira a Gás Vulcan garante resultados extraordinários para o método de grelhar, pois distribui de forma uniforme e constante o calor na superfície, permitindo maior produtividade em menor tempo. E para um acabamento diferenciado de “churrasco” no alimento, enquanto a chapa sela as carnes, sugerimos a Char Broiler a Gás Vulcan. Para cozinhar, o Hotplate Vulcan apresenta uma alta performance. Este equipamento é indicado para espaços compactos. Também conta com controles independentes de chama, o que garante praticidade na produção.
Para frituras saborosas e “sequinhas”, a Fritadeira a Gás Vulcan LG300 é a parceira ideal. Ela é recomendada pelas maiores e mais importantes redes de restaurantes e fast food nacionais e internacionais.
E, para finalizar estas dicas de ouro: Forno Combinado Bonnet. Excelente para quem deseja ter sete modos de cocção em um único equipamento. Ele foi especialmente projetado para assar, grelhar, gratinar, cozinhar (ar quente + vapor), cozer lentamente alimentos no vapor, fritar de modo saudável e regenerar alimentos para o consumo imediato.
Fonte: www.hobart.itwfeg.com.br