Normas Para Cozinhas de Restaurantes
Quando você decide abrir um estabelecimento, principalmente servindo comida, precisa estar atento às diversas questões de higiene e saúde que vão ser determinantes para a excelência do seu serviço.
Cada vez mais pessoas estão optando por fazer suas refeições fora de casa e durante esse período de pandemia, o delivery tem sido o queridinho dos lares brasileiros.
Pequenos deslizes com as normas podem acarretar em grandes multas para os donos do restaurante. Por isso, é necessário muita atenção aos detalhes.
No Brasil, o órgão fiscalizador público de cozinhas, restaurantes, frigoríficos, bares e supermercados é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, também conhecida como Anvisa, que surgiu em 1999 com o objetivo de “promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos da produção e serviços sujeitos à vigilância sanitária”.
Periodicamente, os restaurantes passam por procedimentos de fiscalização sanitária aleatória. Os agentes vão até as cozinhas de restaurantes para conferir se há uma segurança para a alimentação das pessoas.
Os quesitos mais importantes são:
- Higienização de todo estabelecimento;
- Higienização de equipamentos e utensílios;
- Higiene de quem manipula os alimentos;
- Manejo de resíduos;
- Locais de armazenamento adequados;
- Controle de pragas;
- Documentação do restaurante em dia.
Manter o estabelecimento limpo e os alimentos conservados é coisa séria. O não cumprimento das normas pode fazer o local fechar, afinal, com saúde não se brinca! Então fique de olho em cada detalhe.
Ligue 19 97414-6212!