Pensando em abrir um negócio no setor de alimentação? Nós temos as melhores dicas pra você!
Pensando em abrir um negócio no setor de alimentação? Já escolheu qual será o tipo do seu negócio? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher se você será dono de padaria ou rotisserie!
Para começar, leve em conta a sua experiência, o tempo que você tem para se dedicar, e se pode ou não contratar funcionários. É importante pensar também sobre o que você mais conhece nessa área; como congelamento, cozinha, panificação, massas, lanches e sucos. Se imagine trabalhando nesses diferentes negócios, pense no que mais leva jeito.
Se você gosta de vendas e/ou de atender o público, provavelmente uma lanchonete ou um restaurante por quilo é o mais indicado. Para aqueles que preferem trabalhar sem muito contato com público, comércio de alimentos congelados ou um serviço de quentinhas talvez atendam melhor às suas expectativas!
Não esqueça que o comércio ou indústria de alimentos geralmente toma muito tempo da vida do empreendedor. Então calcule o tempo para compras, preparo, embalagem, apresentação ou entrega.
O trabalho numa padaria, por exemplo, começa antes do nascer do sol! A clientela pode ser profissional, composta de outras empresas como mini-mercados, lanchonetes, buffets e restaurantes, exigindo em média até três entregas por dia.
Já uma lanchonete precisa estar aberta para o café da manhã, almoço, lanche e talvez até para o jantar. Os clientes costumam ser fixos. A confecção de lanches e sucos é rápida, mas a preparação exige tempo: lavar frutas, legumes e verduras, fatiar frios, preparar as carnes, providenciar as compras e supervisionar a limpeza constante.
Para preparar refeições do tipo quentinha, você tem que começar muito cedo para cozinhar todos os alimentos, entregar a partir de 2 horas antes do horário da refeição e preparar alguns alimentos de véspera. Compras e limpeza também têm que ser calculadas, mas a noite é mais calma.
A Rotisseria também trabalha em horários bem definidos, fechando geralmente no final da tarde e com trabalho bem pesado aos finais de semana. Fornece alimentos prontos ou pré-prontos num cardápio enxuto: carnes, massas, tortas e saladas, sendo fácil o planejamento de compras e pré-preparo. Ah! E pode ter o serviço de entregas, também!
Restaurantes industriais, por quilo ou fornecedores de quentinhas funcionam basicamente da mesma forma, o que muda é a escala do negócio!
Se você pensa em montar um Buffet, calcule que ele exige um cardápio variado, com versões para coquetel, jantar, festas (inclusive para crianças), muito pessoal especializado e logística impecável.
Em qual dessas modalidades você acha que se sair melhor? São parecidas, mas com detalhes bem específicos. Mas é um mercado sempre aquecido e com seu talento pode aproveitar as oportunidades.
Ligue 19 97414-6212!