Você conhece os riscos dos alimentos enlatados?
As comidas enlatadas são muito comuns na vida de pessoas que possuem o dia a dia mais corrido ou até mesmo para quem não possui o hábito ou que não gostam de cozinhar diariamente, tornando uma opção mais fácil e prática para criar receitas. Mas o que muitas pessoas não sabem, são os riscos que esses alimentos enlatados podem levar para a sua vida.
Os alimentos enlatados são alimentos armazenadas em latas de metal, em que geralmente podem obter muitos riscos a saúde, onde o metal ou até mesmo outros produtos químicos sintéticos utilizados para embalar, armazenar e processar os alimentos podem ser infiltrados para a própria comida. Pode ocorrer em muitos enlatados conter substâncias tóxicas como formaldeído, muito conhecido por ser cancerígeno.
E isso acontece devido a má distribuição ou como está sendo armazenado nos locais, ou até mesmo por falta de cuidados necessários da pessoa que vai utilizar para refeições. Ao comprar, é muito importante verificar o estado da lata, se estiverem amassadas, estufadas ou enferrujadas é possível que algumas substâncias químicas que estão presentes na parte interna se misturem com o alimento, ou até mesmo o risco de estarem com bactérias que são prejudiciais à saúde.
É necessário sempre verifique também as normas de fabricação e armazenamento, higienizar antes de utilizar, evite colocar pesos encima, evite deixar muito próximo do sol, e após abrir, não deixe muito tempo dentro da geladeira, seguindo esses passos, você evitar diversos riscos.
Além dos riscos que as latas podem prejudicar a sua saúde, também existe o maior vilão dos alimentos enlatados que é o sódio! Esses alimentos são quimicamente modificados, com a intenção de ter uma maior duração. Obtendo uma maior quantidade de sódio, para que eles passem a impressão de mais “saborosos”. O sódio ingerido em excesso pode prejudicar muito a saúde, causando efeitos negativos na pressão sanguínea, aumentando a pressão arterial e retenção de líquidos, podendo levar a obter problemas de pressão, mudanças hormonais e obesidade. Por isso, o ideal é fazer uma alimentação saudável, com produtos naturais e frescos.
A sua saúde é a sua prioridade, cuide bem dela!